(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas JIDÁ

Primeiro grande festival de cinema da Arábia Saudita chega ao fim


13/12/2021 16:56

O primeiro grande festival de cinema organizado na Arábia Saudita foi encerrado nesta segunda-feira (13) em Jidá, quatro anos depois que o reino levantou a proibição dos cinemas em uma tentativa de atenuar a imagem de país ultraconservador.

Durante uma semana, atores e diretores árabes e estrangeiros participaram do Festival Internacional de Cinema do Mar Vermelho, onde foram exibidos 138 filmes, entre longa-metragens e curtas, procedentes de 67 países.

O evento gerou críticas de ativistas que pediram um boicote e denunciaram uma instrumentalização da cultura para ocultar o histórico do país em relação ao respeito aos direitos humanos, especialmente após o assassinato do jornalista saudita Jamal Khashoggi em 2018.

No entanto, várias personalidades compareceram e se abstiveram de fazer comentários sobre os direitos humanos.

"Acredito que o país faz coisas importantes e (o festival) é uma delas", disse à AFP o ator britânico Ed Westick.

O músico e ator canadense Rob Raco se negou a fazer qualquer comentário além do tema do encontro.

"Acredito que agora eles estão tentando criar um futuro melhor, eu não acho que possa comentar o assunto, simplesmente dizer que é um momento incrível para este país", afirmou.

Nos últimos anos, várias reformas foram implementadas no país, como o levantamento da proibição de dirigir para as mulheres e a autorização de shows e outros eventos mistos, mas ainda há uma repressão contra qualquer dissidência.

A detenção de opositores, a rejeição à comunidade LGBTQIA+ e a grande quantidade de execuções são alvo de críticas dos defensores dos direitos humanos.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)