(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas TEERÃ

Irã constata avanços em negociações sobre acordo nuclear em Viena


12/12/2021 16:33

O negociador chefe iraniano, Ali Bagheri, constatou neste domingo (12) avanços na agenda de temas a debater nas negociações sobre o acordo nuclear iraniano, realizadas atualmente em Viena.

"Ambas as partes estão prestes a chegar a um acordo sobre temas da agenda. É uma evolução positiva e importante pois, a princípio, não estavam nem mesmo de acordo sobre os temas a negociar", declarou Bagheri à agência oficial iraniana de notícias Irna.

"Há assuntos essenciais a resolver: a primeira é a diferença de opiniões das partes sobre o que deveria ser negociado e a segunda são as diferenças de posição sobre os temas", acrescentou.

Após cinco meses de interrupção, as negociações para salvar o acordo sobre a questão nuclear iraniana de 2015 foram retomadas em 29 de novembro em Viena.

Participam Alemanha, China, França, Grã-Bretanha, Rússia e Irã. Os Estados Unidos, que sob a presidência de Donald Trump se retiraram do acordo em 2018 e restabeleceram sanções contra Teerã, participa indiretamente.

O acordo de Viena oferecia ao Irã a suspensão de parte das sanções que afetavam sua economia em troca de uma redução drástica de seu programa nuclear, posto sob estrito controle da ONU.

Segundo Ali Bagheri, o novo governo no poder no Irã desde junho, chefiado pelo presidente ultraconservador Ebrahim Raissi, destacou pontos suplementares ao que foi negociado por seus antecessores reformistas.

Desde o início desta nova rodada de negociações, insiste em colocar em um bom lugar "a suspensão completa das sanções injustas e desumanas" impostas ao Irã.

A República Islâmica apresentou dois textos na negociação, um sobre as sanções e outro sobre as negociações a respeito de sua atividade nuclear.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)