(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas DAMASCO

Emissário da ONU acredita em avanços nas negociações sobre Síria


12/12/2021 15:23

O enviado especial da ONU para a Síria, o diplomata norueguês Geir Pedersen, disse neste domingo (12) que acreditava em avanços no processo político entre o governo e a oposição do país devastado pela guerra, e afirmou que manteve conversas recentes com funcionários de países árabes e ocidentais.

"Minha mensagem é que é possível [...] avançar no processo político" na Síria, disse Pedersen a jornalistas durante uma visita a Damasco, onde se reuniu com o ministro de Relações Exteriores sírio, Faisal Mekdad.

Pedersen disse esperar que as discussões em Genebra entre os representantes de Damasco e da oposição sejam retomadas "em um futuro próximo".

Iniciadas em 2019, as conversas entre representantes do governo de Bashar al Assad e da oposição síria sobre a Constituição estão estagnadas desde outubro, após seis rodadas.

"Acho que agora existe a possibilidade de começar a explorar um enfoque [...] que consiste em colocar sobre a mesa etapas bem definidas e verificáveis, com a esperança de começar a criar confiança", assinalou o diplomata.

As Nações Unidas esperam que este processo consiga acabar com o conflito na Síria, que começou em 2011 e provocou a morte de meio milhão de pessoas.

O enviado da ONU, que esteve recentemente na Arábia Saudita e nos Emirados Árabes Unidos, também assinalou que havia realizado "conversas em profundidade" com europeus e americanos.

Além disso, o norueguês ressaltou a importância de sejam consideradas as posições de outros atores regionais, como "os turcos, os russos e os iranianos".

Na frente diplomática, recentemente surgiram sinais de apaziguamento, especialmente desde a reabertura da embaixada dos Emirados Árabes em Damasco em 2018, após sete anos fechada.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)