(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas NAIRÓBI

Rebeldes do Tigré reconquistam Lalibela na Etiópia


12/12/2021 12:07

Os rebeldes do Tigré retomaram neste domingo (12) Lalibela, cidade ao norte da Etiópia, que abriga um local classificado como patrimônio da Unesco, onze dias depois que o governo anunciou que tomou seu controle dos milicianos, informaram seus habitantes à AFP.

Os combatentes do Tigré "estão no centro da cidade, não houve combates", declarou um morador por telefone na tarde de domingo. Outra pessoa no local disse "voltaram, já estão aqui".

Lalibela é uma cidade famosa pelas suas igrejas talhadas na rocha e foi classificada pela Unesco como patrimônio mundial.

Durante o domingo, a liderança militar da Frente de Libertação do Povo do Tigré (TPLF) divulgou um anúncio de que seus combatentes promoveram "contra-ofensivas globais" em vários pontos, especialmente no caminho entre Gashena e Lalibela, na região de Amhara.

"Nossas forças se defenderam primeiro e depois realizaram contra-ofensivas contra o enorme contingente que atacou o front de Gashena e as áreas adjacentes, e conseguiram uma vitória gloriosa e surpreendente", disse a declaração dos rebeldes.

As comunicações estão cortadas nas áreas de combate e os jornalistas têm um acesso restringido, o que dificulta uma verificação independente das posições no local.

O governo ainda não respondeu aos pedidos de comentários da AFP.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)