(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas JERUSALÉM

Premiê de Israel chega a Abu Dhabi para primeira visita oficial aos Emirados


12/12/2021 17:49 - atualizado 12/12/2021 17:49

Naftali Bennett chegou neste domingo (12) a Abu Dhabi para a primeira visita oficial de um chefe de governo israelense aos Emirados Árabes Unidos, que normalizou suas relações com Israel em 2020, informou à AFP um porta-voz.

O premiê israelense se reunirá na segunda-feira (13) com o príncipe-herdeiro de Abu Dhabi, xeque Mohamed bin Zayed, para conversar sobre o "fortalecimento dos vínculos entre os dois países", anunciou mais cedo o gabinete de Bennett em nota.

O alto funcionário israelense foi recebido pelo ministro de Assuntos Exteriores dos Emirados, Abdullah bin Zayed, segundo fotos e um vídeo postados no Twitter por Ofir Gendelman, porta-voz de Bennett.

"Estou muito emocionado por estar aqui para a primeira visita oficial de um líder israelense. Esperamos fortalecer as relações entre os dois países", disse o primeiro-ministro ao ministro emiradense, segundo Gendelman.

Os dois dirigentes devem abordar "questões econômicas e regionais que contribuam para a riqueza, a prosperidade e o fortalecimento da estabilidade" entre Israel e os Emirados.

"As relações são excelentes, devemos cultivá-las, fortalecê-las e construir a paz entre os povos", afirmou Bennett antes de embarcar no avião em Israel, em um vídeo divulgado por seu gabinete.

A visita ocorre no momento em que foram retomadas em Viena as negociações para salvar o acordo nuclear iraniano entre Teerã e as principais potências (Estados Unidos, Rússia, China, França, Alemanha e Reino Unido).

As negociações foram criticadas por Israel, que pede a Washington que acabe com as mesmas e tome "medidas concretas" contra o Irã.

O acordo, que oferecia ao Irã o levantamento de algumas das sanções que prejudicam sua economia em troca de uma drástica redução de seu programa nuclear, sob um controle rígido da ONU, está paralisado desde que Estados Unidos se retiraram unilateralmente do pacto em 2018.

Washington restabeleceu as sanções, o que levou Teerã a desobedecer a maioria de seus compromissos.

Os Emirados, que compartilham com Israel a aversão ao Irã, continuam sendo um importante parceiro econômico da República Islâmica.

No início de dezembro, o assessor de segurança nacional emiradense, o xeque Tahnun bin Zayed, visitou Teerã, na primeira viagem de um alto funcionário emiradense desde que as relações entre Irã e Arábia Saudita se romperam em 2016, depois que Riade executou um influente clérigo xiita.

Posteriormente, os Emirados reduziram seus vínculos diplomáticos com Teerã.

- Acordos de Abraão -

Em 15 de setembro de 2020, Emirados Árabes Unidos e Bahrein se tornaram os primeiros países árabes do Golfo a normalizar publicamente suas relações com Israel, sob o impulso do então presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e seu genro, Jared Kuchner, artífice desta estratégia.

Os chamados 'Acordos de Abraão' também geraram pactos semelhantes com Marrocos e Sudão.

Foram assinados pelo ex-primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu e aprovados pela atual coalizão governante de Israel, então na oposição.

Os palestinos denunciam os Acordos de Abraão como uma traição, já que a resolução do conflito israelense-palestino foi durante muito tempo uma condição para qualquer normalização das relações entre os países árabes e Israel.

Em junho, o ministro das Relações Exteriores de Israel, Yair Lapid, inaugurou a primeira embaixada do país no Golfo, em Abu Dhabi, e também um consulado em Dubai, durante uma visita oficial sem precedentes. Os funcionários dos Emirados fizeram o mesmo em Tel Aviv.

Os Emirados promovem há décadas a diversificação de sua economia, para que seja menos dependente do petróleo. Desde a normalização com Israel, os emiradenses firmaram uma série de acordos com a nação judaica, que vão desde o turismo até a aviação, além de serviços financeiros.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)