(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas WASHINGTON

Biden diz que ameaçou Putin com sanções 'nunca vistas' se Ucrânia for atacada


08/12/2021 14:23 - atualizado 08/12/2021 14:25

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, declarou nesta quarta-feira (8) que advertiu o russo, Vladimir Putin, sobre sanções sem precedentes americanas caso a Rússia ataque a Ucrânia.

Um dia depois de uma cúpula virtual entre os dois, Biden contou que disse a Putin que os Estados Unidos retaliariam com sanções "como nunca antes vistas" no caso de um ataque russo à Ucrânia.

"Deixei bem claro que, se invadir a Ucrânia, haverá consequências, graves consequências, consequências econômicas como nunca visto antes", declarou Biden a repórteres na Casa Branca.

O presidente americano também alertou que, além das medidas econômicas, Washington fortalecerá sua presença militar nos territórios dos países da Otan no Leste Europeu se Moscou atacar a Ucrânia.

"Provavelmente teríamos de reforçar nossa presença nos países da Otan para tranquilizar especialmente os que estão no flanco oriental. Além disso, deixei claro que também forneceríamos capacidades defensivas aos ucranianos", lembrou.

Biden, porém, considerou que enviar tropas dos Estados Unidos para defender a Ucrânia de um eventual ataque da Rússia "não está sendo considerado" por seu governo, porque o país não faz parte da aliança da Otan.

"A ideia de que os Estados Unidos usarão a força unilateralmente para confrontar a Rússia no caso de uma invasão da Ucrânia não está sendo considerada neste momento", afirmou.

"Temos uma obrigação moral e uma obrigação legal para com os nossos aliados da Otan nos termos do artigo cinco. É uma obrigação sagrada. E essa obrigação não se estende à ... Ucrânia", argumentou.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)