(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas CIDADE DA GUATEMALA

Guatemala já deteve 50 narcotraficantes requeridos pelos EUA em 2021


06/12/2021 19:27

As autoridades antidrogas da Guatemala capturaram nesta segunda-feira (6) um novo suspeito de tráfico de drogas com pedido de extradição aos Estados Unidos, o que eleva para 50 o número de traficantes detidos este ano a pedido de Washington.

Segundo o porta-voz do Ministério Público da Guatemala, Juan Luis Pantaleón, o órgão coordenou com a polícia "a apreensão de Edy Servando Arroyo com fins de extradição aos Estados Unidos por crimes de narcotráfico".

O funcionário do MP explicou que o suposto traficante é requerido pelo tribunal do distrito leste do Texas e foi capturado no bairro Hacienda la Virgen, na cidade de Salamá, ao norte da capital guatemalteca.

Arroyo foi preso com fins de extradição pelo crime de "conspiração para manufaturar e distribuir uma mistura e uma substância contendo uma quantidade detectável de cocaína", acrescentou o porta-voz do MP guatemalteco.

Pantaleón afirmou que a investigação identificou uma organização de tráfico de drogas que operava através da América do Sul até os Estados Unidos.

"A investigação determinou que Arroyo foi responsável por transportar, dirigir e gerir algumas das atividades de tráfico na Guatemala", assinalou o porta-voz.

Segundo o funcionário do MP guatemalteco, com a detenção de Arroyo, a Guatemala soma 50 prisões com fins de extradição aos Estados Unidos por crimes de narcotráfico neste ano.

De acordo com as autoridades, grandes cartéis internacionais, com a ajuda de narcotraficantes locais, transportam drogas e lavam dinheiro na Guatemala e em outros países da América Central, o que tem impacto direto na violência na região.

Segundo os Estados Unidos, 90% da cocaína que chega ao país passa pelo México e a América Central, transportada em pequenos aviões, lanchas e submarinos.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)