(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas SAN JUAN DEL SUR

Tartarugas marinhas chegam para desovar na costa da Nicarágua


06/12/2021 22:19 - atualizado 06/12/2021 22:19

Milhares de tartarugas marinhas desovaram na costa da Nicarágua no último fim de semana, em uma de suas últimas chegadas da temporada e sob o olhar atento do Exército, que protege seus ninhos de possíveis predadores, entre eles o ser humano.

As tartarugas-olivas (Lepidochelys Olivacea) chegam em massa para desovar entre julho e janeiro nos refúgios de vida selvagem La Flor e Chacocente, no Pacífico, um lugar onde esta espécie ameaçada de extinção, devido ao saque de seus ovos, é protegida.

A praia de La Flor, em San Juan del Sur, departamento de Rivas, é um destino turístico do sul do país e propício para a nidificação e desova da tartaruga-oliva, devido ao seu clima tropical e águas quentes, que favorecem sua reprodução, segundo ambientalistas.

Essa espécie, que na idade adulta mede pouco mais de meio metro e pesa cerca de 38 quilos, pode colocar cerca de 90 ovos durante a madrugada até o amanhecer. O processo de incubação dura entre 40 e 70 dias.

Segundo estimativas do Ministério de Recursos Naturais e Meio Ambiente, para cada 100 tartarugas que conseguem nascer, 90 entram no mar, mas apenas três chegam à idade adulta.

As autoridades ambientais realizam um plano de conservação da tartaruga marinha, em conjunto com o Exército, para evitar o saque descontrolado de seus ovos por comunidades vizinhas.

A tartaruga-oliva se distingue por sua cor verde oliva e é uma das cinco espécies que fazem ninhos na Nicarágua, além da tartaruga-verde, a tartaruga-de-pente, a tartaruga-comum e a tartaruga-de-couro.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)