Jornal Estado de Minas

INTERNACIONAL

Candidato de extrema direita obtém apoio de governistas no Chile

Derrotado no primeiro turno das eleições presidenciais no Chile, em 21 de novembro, Sebastián Sichel, ex-candidato do partido governista Renovação Nacional, anunciou ontem apoio ao candidato de ultradireita, José Antonio Kast, que, assim, arrebatou o respaldo de todas as forças da coalizão de governo para o segundo turno.

Kast, que é do Partido Republicano de extrema direita e obteve 27,9% dos votos no mês passado, enfrentará nas urnas, no dia 19, o deputado esquerdista Gabriel Boric, que obteve 25,8% dos votos.

"Embora nosso projeto seja diferente, é necessário adotar uma posição por causa do que está em jogo no Chile. De minha parte, afirmei desde o início que considero prioritário derrotar a ameaça do populismo de esquerda e comprometo meu voto em favor disso", disse Sichel.

Com 12,69% dos votos, ele ficou em quarto lugar entre os sete candidatos no primeiro turno, no qual concorreu pela coalizão do atual presidente, Sebastián Piñera.

Negociações

O ex-candidato fez o anúncio após uma conversa com Kast na qual eles discutiram nove pontos programáticos que Sichel pediu que sejam incluídos no programa do ultradireitista. Kast e sua equipe "transmitiram sua absoluta vontade de incluir e reforçar em seu programa os compromissos dos pontos enviados", ressaltou Sichel.

"Há um grande centro, centro-direita e eleitorado independente que está longe do projeto do Partido Comunista e não vê a candidatura da ala representada por Boric como uma alternativa viável, mas ao mesmo tempo exige certeza em questões fundamentais como gênero, meio ambiente, economia e direitos humanos", afirmou Sichel.

Enquanto parte da equipe de Kast havia criticado Sichel por estabelecer condições para o apoio, o próprio candidato enfatizou que a maioria dos pontos já estava incluída em seu programa e não acreditava que isso seria um obstáculo. Entre esses novos pontos estão questões como o respeito irrestrito aos direitos humanos, o compromisso total com as minorias e diversidades.

Esta é a primeira vez desde o retorno à democracia, em 1990, que os partidos tradicionais de centro-esquerda e centro-direita foram deixados de fora da corrida, que será disputada por dois modelos muito distintos.

O principal partido da aliança governista, a ultraconservadora União Democrata Independente - onde Kast militou por 20 anos -, apresentou imediatamente seu apoio. Ele foi seguido pelo Evopoli e pelo Renovação Nacional. Boric, por sua vez, conquistou apoio de várias legendas de esquerda, entre elas o Partido Socialista e o Partido Pela Democracia. (COM AGÊNCIAS INTERNACIONAIS)
As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.



audima