UAI
Publicidade

Estado de Minas WASHINGTON

EUA criaram 210.000 empregos em novembro e a taxa de desemprego é de 4,2%


03/12/2021 14:23

Os Estados Unidos criaram 210.000 empregos no mês passado, informou o governo nesta sexta-feira(3), menos da metade do que os analistas esperavam.

No entanto, a taxa de desemprego reduziu mais do que o esperado, caindo quatro décimos para se estabelecer em 4,2%, informou o Departamento do Trabalho.

Os empregadores criaram vagas ao longo de 2021, graças à vacinação anticovid que lhes permitiu retomar as operações normais e, mesmo com o resultado decepcionante de novembro, foram gerados em média 550.000 empregos por mês.

A economia ainda não recuperou quase quatro milhões de empregos para voltar ao nível pré-pandêmico, mas os dados mostram sinais de melhora no mercado de trabalho.

O número de desempregados caiu 542.000 para 6,9 milhões de pessoas, segundo o relatório, longe dos 5,7 milhões antes da pandemia.

O número de pessoas em demissões temporárias, que chegou a 18 milhões em abril de 2020, no auge dos confinamentos, caiu para 801.000, aproximadamente o nível pré-covid-19.

A taxa de desemprego para a maioria dos grupos raciais diminuiu em novembro, enquanto a proporção de pessoas empregadas ou procurando trabalho - que havia estagnado nos últimos meses porque muitos optaram por não trabalhar - aumentou ligeiramente.

As principais indústrias tiveram ganhos modestos no mês passado. Os serviços profissionais e comerciais criaram 90.000 empregos, enquanto a manufatura e a construção adicionaram 31.000 cada.

Já o comércio varejista perdeu 20.000 vagas.

Os números da empregabilidade em setembro e outubro foram revisados ligeiramente para cima, mas não o suficiente para compensar os números de novembro.

E em meio à crescente preocupação de que a alta da inflação se estabeleça, o relatório indica que a média da renda por hora aumentou 4,8% nos últimos 12 meses, abaixo da elevação anual de 6,2% dos preços ao consumidor.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade