(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas VARSÓVIA

Polônia quer manter restrições no acesso à fronteira por crise migratória


30/11/2021 17:43

A Polônia aprovou nesta terça-feira (30) medidas para que o governo possa restringir o acesso à região fronteiriça com Belarus, após o fim do estado de emergência imposto a partir da crise migratória.

O controverso estado de emergência, que termina à meia-noite, vigora desde setembro e proibiu o acesso à região fronteiriça, de cerca de três quilômetros de largura, a todos os não residentes, inclusive os jornalistas e as organizações de ajuda aos migrantes.

Segundo a legislação polonesa, o estado de emergência só pode ser declarado por um máximo de três meses.

Em sessão celebrada nesta terça, o Parlamento controlado pelos conservadores nacionalistas no poder rejeitou as emendas do Senado que permitiam aos jornalistas viajar para a região fronteiriça.

As novas medidas permitem ao ministro do Interior proibir o acesso a partes da fronteira em função de sua situação.

Os países ocidentais acusam o regime bielorrusso de orquestrar a crise dos migrantes e representar, assim, uma ameaça para a União Europeia, o que Minsk nega.

Em resposta às tensões com Belarus e à presença de milhares de migrantes, principalmente do Oriente Médio, que tentam chegar à UE, a Polônia construiu uma cerca de arame farpado e posicionou milhares de soldado ao longo de seus 400 km de fronteira.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)