UAI
Publicidade

Estado de Minas BAKU

Queda de helicóptero militar deixa 14 mortos no Azerbaijão


30/11/2021 10:18

A queda de um helicóptero militar na região leste do país do Cáucaso nesta terça-feira (30) deixou 14 mortos, informaram as autoridades.

"O acidente com o helicóptero do serviço de fronteira provocou 14 mortes e deixou dois feridos", afirma um comunicado do organismo da ex-república soviética.

Treze vítimas eram militares.

O aparelho caiu às 10h40 locais (3h40 de Brasília) na base de Garajeybat, região de Jyzy, quando fazia um voo de treinamento.

Uma investigação foi aberta para determinar a causa da queda do helicóptero.

O acidente aconteceu após duas semanas de confrontos violentos entre Armênia e Azerbaijão, que ameaçaram o cessar-fogo que acabou com uma guerra entre os dois países no ano passado, que provocou mais de 6.500 mortes.

Os últimos combates, que terminaram com seis mortos do lado armênio e sete no lado azeri, terminaram após a mediação da Rússia.

Yereva e Baku se enfrentaram durante anos pelo controle do território de Nagorno-Karabakh.

Habitada majoritariamente por armênios apoiados por Yerevan, esta região montanhosa se separou do Azerbaijão após a queda da URSS, o que provocou uma primeira guerra na década de 1990 que deixou quase 30.000 mortos.

As tensões aumentaram em maio, quando a Armênia acusou o Azerbaijão de violar suas fronteiras para assumir o controle da área ao redor do lago Sev, compartilhado pelos dois países.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade