UAI
Publicidade

Estado de Minas SYDNEY

Morre o ator australiano Dalaithngu, de 'Crocodilo Dundee'


29/11/2021 23:37

David Dalaithngu, o ator aborígene australiano, lembrado por seu papel no filme "Crocodilo Dundee" e considerado um dos grandes artistas do seu país, morreu aos 68 anos, quatro anos depois de ter sido diagnosticado com câncer de pulmão.

Dalaithngu, que pertencia ao clã Mandhalpingu e cresceu na remota Terra de Arnhem, no Território Norte australiano, ficou conhecido internacionalmente por suas interpretações impactantes.

Após o sucesso de seu primeiro filme, "A Longa Caminhada" (1971), sua carreira se estendeu por cinco décadas e incluiu a fita "O País de Charlie", com a qual ganhou um prêmio no festival de Cannes.

Mas ele ficou especialmente conhecido por seu papel em "Crocodilo Dundee", de 1986, após o qual recebeu a Ordem da Austrália e foi incluído na lista de honra do aniversário da rainha.

O ator e bailarino aborígene passou seus últimos anos em Murray Bridge, na Austrália do Sul, devido à sua saúde debilitada.

"É com profunda tristeza que compartilho com o povo da Austrália do Sul a morte de um artista icônico, único em sua geração, que moldou a história do cinema australiano e a representação aborígene na tela", disse o chefe de governo do estado da Austrália do Sul, Steven Marshall, em um comunicado.

Sua vida também foi marcada pelo álcool e por períodos de pobreza.

Em setembro de 2011, foi condenado por agredir sua esposa com o cabo de uma vassoura enquanto estava embriagado.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade