(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas WASHINGTON

As opções dos EUA nas negociações com o Irã sobre o acordo nuclear


28/11/2021 13:41

A gestão do presidente Joe Biden, que retomará as negociações indiretas com o Irã na segunda-feira em Viena, está consideravelmente menos otimista do que há alguns meses quanto à possibilidade de salvar o acordo nuclear iraniano.

Se isso falhar, suas opções para evitar que Teerã tenha acesso a uma bomba atômica são muito limitadas.

- Recriar o acordo de 2015

O ex-presidente Donald Trump fechou a porta para esse acordo internacional em 2018 e restabeleceu as sanções dos EUA que o acordo havia permitido suspender. Em resposta, a república islâmica descumpriu inúmeras restrições impostas ao seu programa nuclear.

Biden mostrou interesse em retomar o acordo de 2015 se o Irã também reassumir seus compromissos. As negociações indiretas iniciadas no mês de abril em Viena serão retomadas na segunda-feira, após cinco meses de suspensão por Teerã.

"É possível chegar a um acordo rapidamente", disse a diplomacia dos EUA na quarta-feira, claramente privilegiando essa opção.

Mas o emissário dos EUA, Rob Malley, garante que a atitude dos iranianos "não é um bom presságio para as negociações".

Os Estados Unidos os repreendem por terem atrasado o processo e multiplicado suas demandas "radicais", enquanto continuam a fazer progressos nucleares que podem aproximá-los da bomba.

- Um acordo provisório

Se, ao retomar as negociações, os americanos perceberem rapidamente que o Irã só quer ganhar tempo para acelerar seus avanços atômicos, eles não ficarão de braços cruzados, advertiu Malley.

"Devemos pensar em outros meios - diplomáticos e não - para tentar lidar com as ambições nucleares do Irã", disse ele.

Entre as opções diplomáticas, foi mencionada a possibilidade de um "acordo provisório".

"O governo Biden poderia considerar um acordo reduzido e de curto prazo para congelar as atividades de proliferação mais sensíveis do Irã em troca de um levantamento limitado das sanções", disse Kelsey Davenport, da Associação de Controle de Armas à AFP.

O objetivo seria ganhar tempo, porque Teerã agora está muito mais perto da bomba.

Mas essa opção poderia gerar protestos em Washington, entre os republicanos, mas também entre muitos democratas, que a veriam como uma concessão muito generosa aos iranianos.

- Um acordo mais global

"Se o Irã voltar à mesa de negociações com uma longa lista de pedidos sobre o atual acordo nuclear, os Estados Unidos poderá apresentar sua própria lista" sobre o papel do Irã em conflitos regionais e seus mísseis balísticos, estimou Davenport.

Mas seriam negociações longas e complexas, com um desfecho incerto.

E, acima de tudo, nada diz que a República Islâmica não continuará a fazer progresso nuclear enquanto durarem as negociações.

- Mais pressão

Para Suzanne DiMaggio, pesquisadora do Carnegie Endowment for International Peace, os "planos B" à disposição de Biden "não são bons". "Se eu tivesse um plano melhor, seria conhecido", ironizou ele na sexta-feira em conversa com jornalistas.

Uma possibilidade seria endurecer as sanções econômicas, mesmo que o governo democrata afirme que a estratégia de "pressão máxima" da era Trump foi um "fracasso".

Medidas punitivas podem ter como alvo a China, que continua a comprar petróleo iraniano apesar do embargo dos EUA. Mas é improvável que Pequim mude sua posição.

Os setores contrários ao pacto de 2015 - numerosos nos Estados Unidos, principalmente entre os conservadores - pedem a Washington que redobre a pressão econômica, diplomática e até militar, independentemente do desfecho das negociações de Viena.

- A opção militar

Acusado de ser fraco pela sua linha-dura, o governo Biden começou a elevar o tom em outubro, alertando que "todas as opções" estão sobre a mesa para evitar que o Irã se torne uma potência nuclear. Uma forma de abandonar a ameaça militar.

Mas o ex-diplomata Dennis Ross afirmou que essa referência de "rotina" a "outras opções" já é insuficiente porque "Teerã não leva mais Washington a sério [...] Para relançar o acordo nuclear, a ameaça de uma escalada militar deve estar na mesa", afirmou.

Israel, por sua vez, trabalha com essa possibilidade.

Mas para DiMaggio, a força "não resolveria o problema" porque "a experiência mostra que o Irã responde à pressão com mais pressão".

"Novos atos de sabotagem do programa nuclear iraniano trazem o risco de causar erros de apreciação ou uma escalada que pode resultar em um conflito violento", advertiu.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)