Jornal Estado de Minas

NAIRÓBI

ONU vai retirar da Etiópia famílias de seus funcionários internacionais

As Nações Unidas vão retirar até 25 de novembro as famílias de seus funcionários internacionais da Etiópia, onde os combates avançam em direção à capital - informa um documento oficial datado de segunda-feira (22) e consultado pela AFP nesta terça (23).



Neste documento interno do Serviço de Segurança das Nações Unidas, pede-se a organização que "coordene a retirada e se garanta que todos os familiares do pessoal contratado no exterior que reúnam os requisitos necessários deixem a Etiópia no mais tardar em 25 de novembro de 2021".

Também nesta terça-feira, a França se juntou à lista de países que recomenda a seus cidadãos que deixem a Etiópia, onde a guerra, iniciada na região do Tigré, atinge o norte do país há mais de um ano.

"É feito um apelo formal a todos os cidadãos franceses para que deixem o país sem demora", disse a embaixada francesa em Adis Abeba em um e-mail enviados a todos os membros da comunidade francesa.

O Reino Unido e os Estados Unidos, entre outros, pediram aos seus cidadãos que deixassem este país no Chifre da África, onde a comunidade internacional não consegue negociar um cessar-fogo.

O secretário de Estado americano, Antony Blinken, alertou recentemente que a Etiópia poderia "implodir" se uma solução política para o conflito não for encontrada.

audima