(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas DUBAI

ONU: guerra no Iêmen terá causado 377 mil mortes diretas e indiretas até o final de 2021


23/11/2021 13:40 - atualizado 23/11/2021 13:43

A guerra do Iêmen, que começou há sete anos, terá matado 377 mil pessoas de maneira direta e indireta até o final de 2021, disse a ONU em um relatório publicado nesta terça-feira (23).

Quase 60% das mortes devem-se a consequências indiretas do conflito, como falta de água potável, fome e doenças, segundo o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).

Isso significa que o número de pessoas mortas no conflito aumentará mais de 150.000 até o final de 2021.

O conflito coloca rebeldes houthis, apoiados pelo Irã, contra as forças do governo iemenita, apoiados desde 2015 por uma coalizão militar liderada pela Arábia Saudita.

Sete anos de guerra tiveram "efeitos catastróficos no desenvolvimento da nação", segundo o PNUD, que acrescenta que "o acesso aos cuidados de saúde é limitado ou inexistente" e que "a economia está à beira do colapso".

A maioria das vítimas indiretas são "crianças especialmente vulneráveis à subnutrição e até mesmo à desnutrição", indicou.

"Em 2021, uma criança iemenita com menos de cinco anos morre a cada nove minutos devido ao conflito".

De acordo com o PNUD, "1,3 milhão de pessoas" estão ameaçadas de morte se um acordo de paz não for alcançado até 2030.

"Uma proporção cada vez maior dessas mortes ocorrerá devido às consequências indiretas da crise para os meios de subsistência, os preços dos alimentos e a deterioração dos serviços básicos, como saúde e educação", explica.

A escalada do combate, incluindo batalhas de tanques e bombardeios regulares por aviões e drones, destruiu a infraestrutura mais básica em algumas áreas, continua o relatório.

Milhões de pessoas estão à beira da fome e dois terços dos iemenitas dependem de ajuda humanitária, de acordo com as Nações Unidas.

"O Iêmen é a pior e maior catástrofe humanitária do mundo, e esta catástrofe continua piorando", sublinha a ONU e "mais de 80% da população necessita de ajuda humanitária".


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)