(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas LONDRES

UE: Reino Unido deve dar um passo para acordo sobre Irlanda do Norte


21/11/2021 09:59

A União Europeia (UE) pediu ao Reino Unido, neste domingo (21), que dê um passo em direção às propostas dos 27 países-membros do bloco para se conseguir chegar a um acordo sobre a aplicação do protocolo pós-Brexit da Irlanda do Norte.

"Espero que o Reino Unido dê agora um passo na nossa direção", disse o vice-presidente da Comissão Europeia, Maros Sefcovic, à rede britânica BBC, lembrando as "propostas ambiciosas" da UE.

Apresentadas no mês passado, estas propostas permitiriam uma redução de cerca de 80% nos controles aduaneiros previstos no protocolo, segundo Bruxelas.

Parte do acordo do Brexit que trata da província britânica, o protocolo da Irlanda do Norte permite manter aberta a fronteira entre a Irlanda do Norte e a República da Irlanda. Este é um requisito do Acordo de Paz de 1998, o qual pôs fim a três décadas de violência.

Impõe, no entanto, controles sobre os bens que ingressam na província procedentes da Grã-Bretanha (Inglaterra, País de Gales e Escócia). Este ponto causa grande irritação entre os unionistas, que querem que a Irlanda do Norte permaneça dentro da coroa britânica.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)