Jornal Estado de Minas

MOGADÍSCIO

Renomado jornalista somali morre em atentado suicida em Mogadíscio

Um jornalista somali conhecido pelas críticas ao grupo jihadista Al Shabab morreu neste sábado (20) em um atentado suicida quando saía de um restaurante em Mogadíscio, informaram as autoridades.



O Al Shabab, movimento vinculado à Al Qaeda, reivindicou em um comunicado a explosão que matou o diretor da Rádio Mogadíscio, Mohamud Guled, e feriu outras duas pessoas, o diretor da TV nacional e um motorista.

"Que Deus abençoe meu irmão, Abdiaziz Mohamud Guled, era um homem corajoso que o país perdeu", declarou o vice-ministro somali da Informação, Abdirahman Yusuf Omar, em um comunicado.

Um encarregado do governo somali, Ismael Mukhtar Omar, que também era colega do jornalista morto, disse à AFP que a polícia confirmou que a explosão tinha sido provocada por um atentado suicida.

O grupo Al Shabab luta desde 2007 para depor o governo federal e costuma realizar ataques contra as forças de segurança, o governo e também civis.

Mohamud Guled era conhecido por suas entrevistas a supostos jihadistas detidos pelas forças de segurança somalis. Seus programas tinham muita audiência, tanto em nível nacional quanto internacional.

audima