(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas NOVA YORK

Dois iranianos são acusados de ingerência nas eleições presidenciais dos EUA


18/11/2021 20:25

Dois iranianos foram acusados nesta quinta-feira (18) nos Estados Unidos de organizar uma operação de desinformação e tentar influenciar nas eleições presidenciais de novembro de 2020, informou o Departamento de Justiça.

Mohamed Hosein Mousa Kazemi, de 24 anos, e Sajad Kashian, de 27, participaram "de uma campanha dirigida e coordenada para socavar a confiança no sistema eleitoral americano e semear a discórdia" na população, disse em um comunicado Matthew Olsen, promotor adjunto encarregado de segurança nacional.

A campanha começou em setembro e durou até o dia seguinte às eleições de 3 de novembro, segundo a acusação.

Os dois hackers iranianos teriam obtido informação confidencial sobre aproximadamente 100.000 eleitores em um estado americano.

Fazendo-se passar por membros do grupo de extrema direita Proud Boys, eles teriam divulgado no Facebook, assim como por e-mails a funcionários republicanos e aos meios de comunicação mensagens falsas, acompanhadas de um vídeo sobre uma suposta fraude eleitoral.

No dia seguinte às eleições, teriam tentado interferir no sistema informático de um meio de comunicação americano não identificado para continuar com sua campanha de desinformação.

Mohammad Hossein Moussa Kazemi pode ser condenado a 26 anos de prisão e Sajjad Kashian, a 11 anos.

Em março, um relatório da Direção Nacional de Inteligência informou que o Irã tinha organizado uma campanha clandestina para fragilizar as chances de reeleição do presidente Donald Trump, que acabou sendo derrotado pelo adversário democrata, Joe Biden.

Apresentados como "hackers experientes", Mohammad Hossein Moussa Kazemi e Sajjad Kashian trabalharam para a empresa iraniana de cibersegurança Eeleyanet Gostar, depois renomeada como Emennet Pasargad.

Segundo as autoridades americanas, eles teriam trabalhado para vários organismos governamentais do seu país, inclusive no Conselho de Guardiães da Constituição.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)