(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas NAJAF

Influente líder xiita Sadr quer governo de 'maioria' no Iraque


18/11/2021 17:02

O influente líder xiita Moqtada Sadr, cujo partido venceu as últimas eleições legislativas no Iraque, reiterou nesta quinta-feira (18) a necessidade de formar um governo de "maioria" e pediu aos "perdedores" que ajam com bom senso, após semanas de tensão.

De acordo com os resultados preliminares das eleições legislativas antecipadas de outubro, a formação de Sadr teria obtido mais de 70 assentos no Parlamento, de um total de 329.

Desde então, ele não parou de reivindicar que o primeiro-ministro deveria ser alguém de seu partido.

"Nossas opções são um governo de maioria ou ir para a oposição", disse Sadr em uma coletiva de imprensa.

Analistas sugerem que seu partido poderia se aliar ao influente chefe do parlamento, o sunita Mohamed al Halbusi, e ao Partido Democrático do Curdistão (PDK, do líder curdo Masud Barzani) para formar uma maioria parlamentar.

E, referindo-se às "forças políticas consideradas perdedoras nas eleições", Sadr enfatizou: "sua derrota não deve abrir o caminho para a ruína do processo democrático no Iraque".

"O que estão fazendo os fará perder o seu passado e vai acentuar a rejeição da população", acrescentou.

Desde as legislativas, simpatizantes dos ex-paramilitares de Hashd al Shaabi, insatisfeitos com o resultado, realizaram um protesto na capital e tentaram penetrar na Zona Verde - guardada por medidas de alta segurança - onde estão localizadas as instituições governamentais e embaixadas.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)