(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas BANGUI

Onze civis mortos em tiroteios entre soldados e rebeldes na R. Centro-Africana


16/11/2021 11:31

Onze civis morreram no domingo em uma cidade do noroeste da República Centro-Africana durante combates entre rebeldes e soldados, apesar de um cessar-fogo estar em vigor, informou à AFP o prefeito da região.

"Rebeldes entraram no domingo durante o mercado semanal", perto de Mann, cidade que fica 600 km ao noroeste de Bangui, e "as forças centro-africanas atuaram. Os tiroteios deixaram 11 mortos entre os civis, nove homens e duas mulheres, assim como oito feridos", declarou Dieudonné Yougaina, prefeito da região de Ouham-Pende.

Yougaina acusou os rebeldes do grupo 3R, majoritariamente integrado pela etnia peul, e uma dos grupos armados mais poderosos do país. No fim de dezembro, eles integraram a coalizão insurgente que tentou derrubar o presidente Faustin Archange Touadéra.

O presidente Touadéra decretou em 15 de outubro um "cessar-fogo unilateral" na guerra contra os rebeldes para favorecer o início de um diálogo nacional.

A República Centro-Africana, considerado pela ONU o segundo país menos desenvolvido do mundo, vive uma guerra civil desde o golpe de Estado de 2013.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)