(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas KANDAHAR

Talibãs atacam braço local do EI no sul do Afeganistão


15/11/2021 10:02

Os talibãs lançaram ataques, nesta segunda-feira (15), contra supostos esconderijos do braço local do grupo jihadista Estado Islâmico (EI) na província de Kandahar, no sul do Afeganistão - informaram fontes policiais.

A operação contra o grupo jihadista Estado Islâmico-Khorasan (EI-K) começou por volta da meia-noite em quatro distritos da província e continuou pela manhã, disse à AFP o chefe talibã da polícia provincial, Abdul Ghafar Mohammadi.

"Quatro combatentes do Daesh (acrônimo do EI em árabe) foram mortos, e dez, detidos, até agora (...) Um deles se fez explodir em uma casa", relatou.

Um membro dos serviços de Inteligência talibã, que pediu para não ser identificado, disse à AFP que pelo menos três civis perderam a vida.

Desde seu retorno ao poder no Afeganistão, em 15 de agosto, quando prometeu trazer estabilidade ao país após anos de guerra, o Talibã enfrenta uma onda de atentados do EI-K.

O grupo é particularmente ativo no entorno da cidade de Jalalabad (leste), um de seus antigos redutos, onde atacou os talibãs em várias ocasiões.

O EI-K também atacou a minoria xiita em Kunduz (nordeste), em Cabul e na cidade de Kandahar. Nesta última, um atentado a uma de suas mesquitas deixou pelo menos 60 mortos.

O grupo experimenta um novo impulso nos últimos meses, depois de ter sido enfraquecido em 2019 por operações do Exército afegão, apoiado pelas tropas americanas.

Islâmico sunita, assim como o Talibã, o EI-K é ainda mais radical e promove uma "jihad global". É, hoje, a principal ameaça ao governo talibã, que tende a minimizar sua influência.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)