(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas TEERÃ

Irã convida AIEA para reunião com chanceler sobre questão nuclear


15/11/2021 07:38

O Irã disse nesta segunda-feira (15) que convidou o diretor da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) para se reunir com seu ministro das Relações Exteriores, após a preocupação expressa pelo chefe da agência da ONU sobre a falta de contatos com Teerã.

O diretor da AIEA, o argentino Rafael Grossi, "foi convidado, foi sugerida uma data para sua viagem (...) Aguardamos sua resposta", declarou à imprensa o porta-voz da diplomacia iraniana, Said Khatibzadeh.

Segundo ele, estão previstas reuniões entre o ministro iraniano das Relações Exteriores e o diretor da Organização Iraniana de Energia Atômica.

Na sexta-feira (12), Grossi afirmou que a falta de contatos com o novo governo iraniano era "surpreendente", já que Teerã tem vários prazos importantes nas próximas semanas.

"Não tenho contato com este governo (...) há mais de cinco meses", disse Rafael Grossi a jornalistas, acrescentando que as únicas exceções foram "conversas técnicas" com o novo diretor da Organização de Energia Atômica do Irã, Mohammad Eslami.

Os comentários de Grossi surgem em um momento em que as negociações, suspensas desde a eleição de junho do presidente ultraconservador Ebrahim Raissi, devem ser retomadas em 29 de novembro, em Viena, para salvar o acordo nuclear de 2015.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)