(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas YANGON

Jornalista americano detido em Mianmar condenado a 11 anos de prisão


12/11/2021 14:58 - atualizado 12/11/2021 15:02

A ONU e os Estados Unidos instaram a junta militar a libertar imediatamente um jornalista americano detido desde maio em Mianmar e que nesta sexta-feira (12) foi condenado a 11 anos de prisão, em um contexto que asfixia a imprensa desde o golpe de Estado de fevereiro.

"Danny Fenster foi condenado a 11 anos de prisão por incitação à dissidência, associação ilegal e violação da lei sobre vistos", declarou à AFP o advogado Than Zaw Aung.

Ele afirmou que o cliente ainda não decidiu se apresentará uma apelação.

O repórter, detido em uma prisão da junta militar de Yangon, também foi acusado há dois dias de terrorismo e sedição, o que pode resultar em pena de prisão perpétua.

Pouco depois que a condenação do jornalista foi divulgada, Michelle Bachelet, Alta Comissária da ONU para os Direitos Humanos, instou a junta governante a libertá-lo "imediatamente".

"Os jornalistas têm sido alvo de ataques desde 1º de fevereiro, os chefes militares estão claramente tentando impedir que eles informem sobre as graves violações dos direitos humanos perpetradas em toda Mianmar", denunciou em um comunicado.

A diplomacia americana também exigiu sua libertação, no que considera "uma condenação injusta contra um inocente".

Fenster, de 37 anos, é o primeiro jornalista ocidental detido em muitos anos em Mianmar, onde os militares tomaram o poder em fevereiro, quando derrubaram o governo civil dirigido de fato por Aung San Suu Kyi.

O meio de comunicação para o qual trabalhava, o Frontier Myanmar, afirmou em um comunicado que estava "profundamente decepcionado" com a decisão tomada em um julgamento realizado a portas fechadas na prisão.

"Apenas queremos ver Danny livre o mais rápido possível para que possa ir para casa com sua família", acrescentou.

O jornalista trabalhava para o Frontier Myanmar desde meados de 2020 e cobriu o golpe militar e a posterior repressão aos dissidentes.

No momento de sua detenção, no aeroporto internacional de Yangon em 24 de maio, Fenster pretendia embarcar em um avião para deixar Mianmar.

O jornalista, que contraiu covid-19 na prisão, de acordo com a família, perdeu muito peso, afirmou o advogado.

- Sentença "escandalosa" -

Esta sentença é "escandalosa e inaceitável (...) as acusações foram completamente inventadas", declarou Phil Robertson, vice-diretor para Ásia da Human Rights Watch.

"Envia uma mensagem não apenas aos jornalistas internacionais (...) mas também aos birmaneses de que informar sobre a situação pode significar muitos anos de prisão", afirmou à AFP o consultor do 'Crisis Group Myanmar', Richard Horsey.

"Este regime não respeita nenhuma regra. Está determinado em fazer o que quer", lamentou Horsey. Para ele, a condenação do jornalista é um "grande revés para a diplomacia americana" que fez muitos esforços por sua libertação.

De fato, a condenação foi anunciada poucos dias depois de uma reunião entre o ex-diplomata americano Bill Richardson e o líder da junta birmanesa, Ming Aung Hlaing. Os dois abordaram a entrega de material de saúde e de vacinas contra a covid-19.

Richardson declarou que o Departamento de Estado americano havia solicitado que não mencionasse o caso do jornalista durante a reunião. E não revelou mais detalhes.

Mianmar está em um cenário de caos e instabilidade desde o golpe de fevereiro: os militares executaram uma violenta repressão e mais de 1.200 pessoas morreram, segundo uma ONG local.

Aung San Suu Kyi está em prisão domiciliar e está sendo julgada por várias acusações.

A imprensa também sofreu as consequências da repressão, com mais controle da informação por parte da junta militar, acesso limitado à internet e a revogação de algumas licenças de meios de comunicação locais.

Mais de 100 jornalistas foram detidos desde o golpe contra Suu Kyi, de acordo com a Reporting ASEAN, uma associação de defesa dos direitos, que indica que 31 continuam presos.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)