(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas PARIS

Estudo confirma eficácia de vacina indiana contra covid


11/11/2021 16:59

A vacina Covaxin, a primeira contra a covid-19 desenvolvida na Índia, claramente evita o aparecimento da doença, segundo estudo publicado nesta quinta-feira (11), enquanto a Organização Mundial da Saúde (OMS) já a aprovou.

Esta vacina é "altamente eficaz contra a covid-19 sintomática (...) em adultos", resume o estudo, publicado na "The Lancet", acrescentando que o imunizante foi "bem tolerado", sem efeitos colaterais graves significativos.

A OMS já havia aprovado essa vacina em caráter de emergência há alguns dias com base nesse estudo, mas o mesmo ainda não havia sido divulgado.

A Covaxin, produzida pelo grupo Bharat Biotech, junta-se, assim, às vacinas anticovid da Moderna, AstraZeneca, Johnson & Johnson, Sinopharm e Sinovac na lista da OMS.

O estudo, com a participação de 25 mil pessoas, que receberam a vacina ou um placebo, mostrou que havia cerca de três quartos a menos de casos de covid-19 entre os vacinados. A eficácia é inferior à observada inicialmente nas vacinas de RNA mensageiro da Pfizer e da Moderna, porém ainda é considerada alta.

O imunizante é especialmente interessante para países pobres e em desenvolvimento, pois requer menos capacidade logística do que as vacinas de RNA mensageiro, que precisam ser armazenadas em temperaturas muito baixas.

A chegada da Covaxin pode "melhorar o fornecimento inadequado de vacinas, que afeta desproporcionalmente os países de baixa e média renda", indicam os pesquisadores chineses Jing-Xin Li e Feng-Cai Zhu, que não participaram do estudo. No entanto, eles apontam para algumas limitações: os testes foram conduzidos apenas na Índia, "o que torna a coorte do estudo menos etnicamente diversa e limita a possibilidade de generalizar esses resultados para outras populações".

Além disso, o estudo foi realizado entre novembro de 2020 e janeiro de 2021, antes da expansão da variante Delta, mais contagiosa e potencialmente mais resistente à vacinação.

ASTRAZENECA

PFIZER


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)