(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas TEERÃ

Irã busca 'bom acordo' nuclear em Viena, diz ministro


10/11/2021 18:41

O Irã está disposto a chegar a um "bom acordo" sobre o programa nuclear durante as negociações que começarão em 29 de novembro em Viena, afirmou o ministro das Relações Exteriores do país, Hossein Amir-Abdollahian, nesta quarta-feira (10).

"Estamos prontos para chegar a um bom acordo na mesa de negociações em Viena", disse o ministro em um tuíte, sem dar mais detalhes sobre o que seria um "bom acordo".

Mas o responsável sublinhou que o regresso de todas as partes aos compromissos iniciais do acordo de 2015 "é um princípio importante e essencial".

Depois de cinco meses paralisadas, as negociações entre o Irã e as grandes potências têm como objetivo reativar o acordo de 2015 que limita o programa nuclear iraniano em troca de um relaxamento das sanções econômicas contra Teerã.

Os Estados Unidos retiraram-se unilateralmente do pacto em 2018 e restabeleceram as sanções contra o Irã, que em resposta retomou suas operações de enriquecimento de urânio acima dos níveis definidos no acordo.

Um dos pontos centrais das negociações será como se preparar para o retorno dos Estados Unidos ao pacto.

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, declarou que está pronto para retornar, desde que o Irã volte a respeitar seus compromissos.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)