(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas TEERÃ

Irã inicia manobras perto do Estreito de Ormuz


07/11/2021 13:44

As forças militares iranianas iniciaram neste domingo (7) manobras no sudeste do país, perto do Estreito de Ormuz, onde Teerã informou um recente incidente com os Estados Unidos.

As manobras "começaram em uma área de mais de um milhão de quilômetros quadrados a leste do Estreito de Ormuz e do Mar da Arábia e ao norte do Oceano Índico", informou a televisão estatal, que transmitiu imagens dos exercícios envolvendo helicópteros, veículos blindados anfíbios, drones, barcos e lanchas.

"Esta manobra é uma séria advertência aos inimigos e àqueles que têm más intenções em relação ao Irã", advertiu o almirante Mahmoud Moussavi, citado pelo site de televisão iribnews.

Na quarta-feira, a Guarda Revolucionária, o exército ideológico da República Islâmica, anunciou que frustrou uma tentativa da Marinha dos Estados Unidos de apreender um petroleiro que transportava petróleo iraniano no Mar da Arábia.

Washington negou veementemente esta informação, dizendo que as forças dos EUA simplesmente "observaram a situação de perto".

As relações diplomáticas entre os dois países foram interrompidas desde 1980.

As tensões entre o Irã e os Estados Unidos aumentaram desde a retirada de Washington em 2018 de um acordo nuclear entre Teerã e as grandes potências, seguidas pelo restabelecimento de fortes sanções americanas contra a República Islâmica.

As negociações para salvar este pacto, interrompidas desde junho, devem ser retomadas em 29 de novembro em Viena.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)