(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas TEERÃ

Irã pede a ocidentais abordagem 'realista' na negociação do programa nuclear


06/11/2021 13:24

O Irã pediu, no sábado (6), aos Estados Unidos e à Europa que escolham uma abordagem "realista" nas negociações sobre seu programa nuclear.

Estas negociações serão retomadas no final de novembro, após uma pausa de cinco meses.

"O rápido progresso das negociações obriga as partes europeia e americana a adotarem uma abordagem realista e construtiva, evitando demandas excessivas que ultrapassem os termos do acordo nuclear de 2015", disse o ministro iraniano das Relações Exteriores, Hossein Amir-Abdollahian, em um comunicado publicado no site do ministério.

O chefe da diplomacia iraniana deu estas declarações durante uma conversa por telefone com seu homólogo russo, Serguei Lavrov.

Estão paralisadas desde junho as negociações entre Teerã e as grandes potências destinadas a reativar o acordo histórico de 2015. Este pacto limita drasticamente o programa nuclear do Irã, em troca do alívio nas sanções econômicas impostas ao país.

Na quarta-feira (3), Irã e União Europeia (UE), principal mediador nestas negociações indiretas entre Washington e Teerã, anunciaram, simultaneamente, a data de retomada desse diálogo.

Os países que ainda fazem parte do acordo firmado em 2015 (Irã, Alemanha, China, França, Reino Unido e Rússia) vão-se reunir sob a presidência do negociador europeu Enrique Mora, como informou o chefe da diplomacia europeia, Josep Borrell, em um comunicado.

"Se a parte americana cumprir plenamente suas obrigações e não fizer mais pedidos, a República do Irã cumprirá todas as suas obrigações", afirmou Amir-Abdollahian.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)