(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas BAGDÁ

Grupos iraquianos pró-Irã protestam contra resultados eleitorais


06/11/2021 13:08

Centenas de apoiadores de facções iraquianas pró-Irã foram às ruas no sábado (6) contra os resultados das eleições legislativas, em protestos realizados perto da Zona Verde em Bagdá, a capital iraquiana.

Na véspera, confrontos nesta área terminaram em um morto.

Os partidários do Hashed al-Shaabi, uma influente coalizão de ex-paramilitares, protestaram em frente a uma das quatro entradas da Zona Verde, um setor altamente protegido, onde ficam, por exemplo, alguns prédios do governo e a embaixada dos Estados Unidos.

"Não à fraude", gritaram alguns dos manifestantes cercados pelas forças de segurança, de acordo com jornalistas da AFP no local.

Os manifestantes montaram barracas de campanha e instalações sanitárias em frente à entrada, com a clara intenção de iniciar um plantão de protesto.

Em 19 de outubro, centenas de manifestantes organizaram um plantão similar perto de outra entrada, o qual continua no local até hoje.

Na sexta-feira (5), os simpatizantes do Hashed al Shaabi bloquearam o acesso à Zona Verde e, depois, entraram em confronto com a polícia, atirando pedras "e todo o tipo de objeto", segundo uma fonte das forças de segurança.

De acordo com a mesma fonte, um manifestante "foi baleado e morreu no hospital". Mais de 100 pessoas ficaram feridas.

Estes confrontos acontecem no momento em que os partidos negociam para formar coalizões parlamentares, após os resultados preliminares das eleições de 10 de outubro. Nelas, o braço político do Hashed al Shaabi sofreu um duro golpe.

De acordo com o cientista político iraquiano Ihsan al-Shamari, a escalada das tensões por parte dos partidários do Hashed al Shaabi é "uma estratégia para obter mais ganhos" na hora de forjar alianças entre partidos no parlamento e formar o novo governo.

Os resultados finais das eleições serão conhecidos nas próximas semanas.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)