UAI
Publicidade

Estado de Minas RIO DE JANEIRO

Veleiro científico Tara faz escala no Rio de Janeiro


04/11/2021 19:02

O veleiro científico francês Tara, que percorre o mundo explorando e defendendo a importância dos oceanos, faz esta semana escala no Rio de Janeiro, uma das etapas de sua expedição pelo hemisfério sul.

A famosa escuna oceanográfica concebida pelo explorador francês Jean-Louis Étienne aportou nesta quinta-feira (4) no Museu do Amanha, um centro cultural futurista no centro da cidade, com vista para a Baía de Guanabara.

Lá, até 11 de novembro, a Fundação Tara Ocean organizará conferências e workshops educacionais sobre a preservação dos oceanos.

"Em cada escala é importante compartilhar, trocar com pesquisadores de cada país sobre o trabalho de Tara e como trabalhar juntos no futuro", disse Romain Troublé, diretor geral da Tara Ocean, à AFP.

A embarcação, que já havia passado pelo Rio em 2010, zarpou em dezembro passado da França para sua atual expedição, que já o levou ao Chile, Caribe e também à foz do rio Amazonas.

O objetivo é estudar o "microbioma", a face menos conhecida dos oceanos, formada por milhões de espécies, muitas delas invisíveis ao olho humano.

"Estamos interessados no que vem do rio Amazonas, uma água doce carregada de nutrientes e que tem impacto no ecossistema do oceano Atlântico. O influxo dessa água para o oceano tem um impacto colossal, tanto na África quanto no Caribe", explica.

A expedição no Brasil também possibilitou o estudo dos montes submarinos ao longo da costa do Rio de Janeiro, que se elevam de 4.000 a 20 metros abaixo da superfície e são importantes para a formação de correntes e ecossistemas.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade