(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas LONDRES

Opep+ mantém cautela no aumento da produção de petróleo em dezembro


04/11/2021 17:32

Os membros da Opep+ concordaram nesta quinta-feira (4) em limitar seu aumento de produção a 400 mil barris por dia em dezembro, apesar dos consumidores pedirem medidas mais significativas para moderar a elevação do preço.

O anúncio foi feito pela Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) em um comunicado após uma cúpula virtual de seus 13 membros junto com seus 10 aliados pelo acordo Opep+.

Os 23 ministros reunidos optaram por seguir seu roteiro e não se afastar da linha de produção adotada em 18 de julho. Uma estratégia que aumenta seus lucros ao deixar, por enquanto, cerca de 4 milhões de barris diários debaixo da terra.

A Opep+ insiste nos fatores de risco sobre a demanda para justificar a manutenção de sua política prudente. Também menciona as novas altas de infecções por covid-19 observadas na Rússia e na China.

"A crise continua, devemos prestar atenção e não achar que tudo acabou", disse no final de outubro o ministro saudita da Energia e líder da OPEP, Abdulaziz bin Salman.

O vice-primeiro-ministro russo, Alexander Novak, responsável pelo petróleo, também insistiu nesta quinta-feira em uma coletiva de imprensa após a cúpula sobre a ameaça que a covid-19 ainda representa para a demanda por petróleo.

Os membros da Opep+ não dão ouvidos aos apelos dos consumidores por melhores condições, em especial aqueles vindos dos Estados Unidos.

A Casa Branca reagiu rapidamente nesta quinta ao anúncio: "A recuperação econômica não deve ser prejudicada por um desequilíbrio entre oferta e demanda. A Opep+ parece não querer usar sua capacidade e seu poder neste momento crucial", lamentou um porta-voz do Conselho de Segurança Nacional.

O mercado de petróleo, que estava bastante instável desde o início da semana, subiu ligeiramente após este anúncio: o barril WTI (West Texas Intermediate) avançou 0,31%, ficando em 81,11 dólares, enquanto o barril Brent subiu 0,71%, para 82,57 dólares .

"Os preços acima de 80 dólares por barril são, é claro, outra razão pela qual a Opep+ não tem pressa em aumentar a oferta no mercado", apontou Caroline Bain, analista da Capital Economics.

A organização afirmou em seu site que a próxima reunião da Opep+ será realizada em 2 de dezembro.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)