(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas WASHINGTON

Câmara dos EUA aprova resolução em apoio a manifestantes em Cuba


03/11/2021 22:39

A Câmara dos Representantes dos Estados Unidos aprovou nesta quarta-feira (3) uma resolução em apoio aos manifestantes em Cuba que tomaram as ruas em 11 de julho e planejam fazê-lo novamente em 15 de novembro, condenando a "violenta repressão" do governo cubano.

O texto, apresentado pela congressista democrata Debbie Wasserman Schultz com o apoio do republicano Mario Díaz-Balart, ambos da Flórida, foi aprovado pela Câmara com 382 votos a favor e 40 contra.

A maioria dos legisladores republicanos respaldou a iniciativa, que pede aos membros das Forças Armadas Revolucionárias (FAR), do Ministério do Interior cubano e da Polícia Nacional Revolucionária (PNR) que "não prendam ou detenham manifestantes pacíficos".

Além disso, insta as autoridades de Havana a libertarem "imediatamente todos os presos políticos e detidos arbitrariamente" que permanecem sob custódia após os protestos.

Também urge que não seja restringido o acesso dos cubanos à internet, bem como a todos os sites e aplicativos, "inclusive durante futuras manifestações e protestos pacíficos".

O texto pede ainda ao governo do presidente Joe Biden que encontre maneiras de permitir que remessas, suprimentos médicos e outras formas de ajuda humanitária beneficiem diretamente o povo cubano "sem fornecer dólares americanos aos militares cubanos".

Entre os 40 democratas que não endossaram a resolução estão os legisladores Alexandria Ocasio-Cortez, Ilhan Omar, Rashida Tlaib, Ayanna Pressley e Pramila Jayapal, conhecidos por suas posições de esquerda.

Na segunda-feira, um grupo de oposição cubano que convocou uma passeata para 15 de novembro denunciou que seus integrantes foram alvo de repressão por parte do governo, enquanto as autoridades acusam seus líderes de serem agentes dos Estados Unidos.

Entre as denúncias estão ameaças de demissão, intimidações, vigilância policial, confinamento domiciliar e detenções arbitrárias.

O governo de Miguel Díaz-Canel advertiu os organizadores das consequências criminais se persistirem no chamado à manifestação, que está programada em Havana e em outras seis províncias da ilha.

As resoluções do Congresso dos Estados Unidos não são vinculativas como as leis, mas expressam o sentimento coletivo dos parlamentares sobre uma questão.

Twitter


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)