(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas GLASGOW

ONU ajudará países pobres a melhorar previsões meteorológicas


03/11/2021 18:27

Os países em desenvolvimento e insulares estão sendo duramente afetados pelas mudanças climáticas, enquanto também enfrentam a falta de dados meteorológicos para prevê-las, um problema que as instituições internacionais, entre elas a ONU, querem remediar.

Para preencher essa lacuna, as Nações Unidas - por meio do PNUD e PNUMA - e a Organização Meteorológica Mundial (OMM) lançaram nesta quarta-feira (3) um mecanismo de financiamento para observações meteorológicas, que começará a operar a partir de junho de 2022.

O mecanismo "trará benefícios tangíveis em termos de vidas salvas, melhor gestão de desastres, meios de subsistência, biodiversidade, acesso à água e crescimento econômico", afirmou a diretora do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), Inger Andersen, em um comunicado.

"Nem mesmo medidas ambiciosas de redução de emissões nos permitirão escapar aos significativos impactos das mudanças climáticas nas próximas décadas", disse Ulisses Correia e Silva, primeiro-ministro de Cabo Verde, um estado insular na costa de África onde nascem alguns dos ciclones mais poderosos do Atlântico.

Atualmente, os países pobres ou pequenos Estados insulares têm acesso a menos de 10% das observações básicas do tempo e do clima, de acordo com o secretário-geral da OMM, Petteri Taalas.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)