(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas CIDADE DA GUATEMALA

Polícia guatemalteca encontra 54 migrantes haitianos em caminhão


02/11/2021 21:16

A polícia da Guatemala informou nesta terça-feira (2) ter encontrado 54 migrantes haitianos escondidos no baú de um caminhão que viajava pelo sul do país, na tentativa de chegar ao México e depois aos Estados Unidos.

O grupo era composto por 20 homens, 20 mulheres e 14 menores. Um dos menores viajava desacompanhado de um adulto, disse o porta-voz da polícia, Jorge Aguilar, em um comunicado.

"Cinquenta e quatro haitianos foram localizados e resgatados (...) no quilômetro 34 da rota do Pacífico", estrada que vai até a fronteira com o México, detalhou Aguilar no comunicado.

Na operação, dois guatemaltecos foram presos como supostos responsáveis pela condução do caminhão, segundo o porta-voz.

Os haitianos "receberam assistência imediata e foram transferidos para El Florido, fronteira de Agua Caliente, entre a Guatemala e Honduras", de onde entraram no país de forma irregular, disse.

A região da América Central, onde a cada ano milhares de guatemaltecos, hondurenhos, salvadorenhos e nicaraguenses emigram para os Estados Unidos em busca de melhores condições de vida, também enfrenta uma crise devido à passagem de uma onda de milhares de haitianos que buscam chegar à América do Norte.

Os migrantes haitianos chegam à Guatemala da América do Sul e, na maioria dos casos, cruzam a perigosa selva de Darien a pé, da Colômbia ao Panamá.

Neste ano, mais de cinquenta migrantes morreram tentando cruzar a região, segundo a promotoria panamenha.

A fronteira de floresta com 266 km de extensão entre o Panamá e a Colômbia tornou-se um corredor para a migração irregular.

Em 2021, de acordo com números oficiais do Panamá, mais de 107.000 pessoas da América do Sul atravessaram Darien para cruzar a América Central em seu caminho para os Estados Unidos. Este número é quase o equivalente ao total acumulado dos últimos seis anos.

As autoridades panamenhas estimam que 150.000 farão a perigosa rota de Darien este ano, infestada por animais selvagens, rios caudalosos e grupos criminosos.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)