Jornal Estado de Minas

PARIS

Apple diz que empresas podem 'lutar ao lado dos Estados' contra mudanças climáticas

As empresas "têm um papel" na luta contra as mudanças climáticas junto com os Estados, declarou Lisa Jackson, vice-presidente da Apple, que afirma ter reduzido suas emissões de CO2 em 40% em cinco anos.



"Não podemos substituir os Estados, mas podemos lutar ao lado deles. Todas as empresas, inclusive as pequenas, têm um papel a cumprir no uso de energias próprias e no desenvolvimento de projetos inovadores", disse ela neste domingo (noite de sábado, 30, em Brasília), antes da abertura em Glasgow da cúpula do clima COP26.

Jackson acrescentou que "há três anos a Apple utiliza energia 100% renovável e a pegada de carbono de nossas atividades internas (escritórios, Apple Store, data centers e outros) é zero há um ano".

Ela detalhou a estratégia da marca da maçã, que afirma estar comprometida em alcançar a neutralidade de carbono até 2030 em todas as suas operações.

A estratégia inclui produzir "aparelhos duráveis, melhorar a cada ano com a atualização dos programas", garantir a compatibilidade das últimas versões dos aplicativos para iPhone com os anteriores e reciclar os dispositivos.

Desde 2020, a marca produz seus novos iPhones a partir de elementos de terras raras recicladas. Trata-se de metais difíceis de explorar, vindos principalmente da China e indispensáveis para a fabricação de produtos de alta tecnologia.

audima