As autoridades de saúde holandesas pediram nesta terça-feira (26/10) a todos os avicultores que confinem os animais para conter uma epidemia de gripe aviária altamente contagiosa.
Leia Mais
França eleva risco de gripe aviária para 'moderado' após detectar um casoÍndia investiga sua primeira morte por gripe aviáriaVeja o que se sabe do primeiro caso em humanos de gripe aviária H10N3?"Cerca de 36.000 aves foram sacrificadas na fazenda para impedir a propagação do vírus", acrescentou o ministério em um comunicado.
O ministério também informou um aumento de aves selvagens mortas no norte da Holanda e de pássaros selvagens infectados na Alemanha.
É a segunda epidemia deste tipo registrada na Holanda este ano, após um surto parecido em fevereiro, quando foi detectada uma infecção em uma fazenda de perus no sul.
A Holanda foi o país mais afetado em 2003 quando surgiu uma cepa mortal da gripe aviária H7N7, que matou ao menos uma pessoa, infectou 255 manadas de aves e obrigou a sacrificar 30 milhões de aves, segundo a Biblioteca Nacional de Medicina.