(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas RIADE

Coalizão saudita afirma que matou 85 rebeldes houthis perto de cidade iemenita de Marib


26/10/2021 11:29

A coalizão militar liderada pela Arábia Saudita no Iêmen afirmou nesta terça-feira (26) que matou 85 rebeldes houthis em novos ataques aéreos perto da cidade estratégica de Marib, no norte.

"Realizamos 21 operações que destruíram 9 veículos militares e mataram 85 terroristas" nas últimas 24 horas em Al Jawba, 50 km ao sul de Marib, e em Al Kasara, 30 km ao noroeste de Marib, afirmou a coalizão em um comunicado divulgado pela agência oficial de notícias saudita SPA.

A coalizão anuncia diariamente a morte de vários rebeldes nos arredores de Marib, o último reduto do governo no norte do Iêmen. É uma região rica em petróleo e geograficamente estratégica entre o norte e o sul do Iêmen.

Não foi possível verificar esses números forma independente e os huthis não costumam reportar baixas em suas fileiras

Desde 2014, as forças pró-governamentais travam uma guerra contra os huthis, apoiados pelo Irã e que controlam boa parte do norte do país, inclusive a capital, Saná.

Em sete anos de guerra, dezenas de milhares de pessoas, civis em sua maioria, morreram e milhões foram deslocados, segundo organizações internacionais.

A comunidade internacional busca em vão uma solução pacífica para este conflito, que provocou a pior crise humanitária no mundo, segundo a ONU. Quase 80% da população iemenita depende da ajuda humanitária para sobreviver.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)