(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas WASHINGTON

Nancy Pelosi acredita em acordo sobre reformas de Biden em uma semana


24/10/2021 22:15 - atualizado 24/10/2021 22:19

Após meses de uma intensa batalha política, a presidente da Câmara de Representantes, a democrata Nancy Pelosi, afirmou neste domingo (24) que espera chegar a um acordo sobre o gigantesco pacote de gastos sociais e uma votação sobre um projeto de lei de infraestrutura na semana que vem, acrescentando: "Estamos quase lá".

O presidente Joe Biden pretende assegurar a aprovação das duas iniciativas - que os democratas veem como vitais para o futuro do partido nas eleições de meio de mandato do ano que vem - antes de partir para a cúpula climática em Glasgow, na Escócia, que se inicia em 31 de outubro.

A Casa Branca tomou nota de "progressos", enquanto Biden se reuniu com um membro-chave de seu partido neste domingo, um sentimento compartilhado por líderes democratas no Congresso.

Consultada em um programa da CNN se o acordo sobre o pacote de gastos e a votação sobre a infraestrutura poderia ocorrer na próxima semana, Pelosi respondeu: "Esse é o plano".

Em relação ao gasto social, que divide democratas progressistas e moderados, foi particularmente otimista. "Estamos quase lá".

Pelosi fez este comentário enquanto Biden mantinha, em sua casa em Dalaware, o que a Casa Branca descreveu como uma "discussão produtiva" com Joe Manchin, um dos dois senadores democratas, cuja resistência ao programa Built Back Better (Reconstruir Melhor) do presidente revelou-se um grande entrave.

"Continuamos progredindo, farão com que suas equipes trabalhem no acompanhamento da reunião e concordaram em manter um contato próximo entre si e com um amplo leque de membros que trabalharam duro nestas negociações", informou a Casa Branca em um comunicado sobre o encontro, do qual também participou o líder democrata no Senado, Chuck Schumer.

Biden também expressou seu otimismo na quinta-feira na televisão, quando disse: "Acho que vou conseguir o acordo".

Os democratas têm maiorias apertadas nas das casas do Congresso. No entanto, divisões internas impedem a aprovação do projeto de infraestrutura de 1,2 trilhão de dólares e a histórica iniciativa de gasto social que, segundo Biden, dará melhores recursos e equidade aos americanos menos favorecidos.

O presidente originalmente apostava em um gasto social de 3,5 trilhões de dólares, incluindo benefícios diversos para estudantes, famílias e idosos, bem como o combate às mudanças climáticas, mas o acordo poderia ser fechado em torno de 2 trilhões de dólares.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)