(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas BOGOTÁ

Governo anuncia captura do principal chefe do narcotráfico na Colômbia


23/10/2021 19:41 - atualizado 23/10/2021 19:43

O narcotraficante mais procurado da Colômbia, Dairo Antonio Úsuga (codinome 'Otoniel'), por quem os Estados Unidos ofereciam uma recompensa de cinco milhões de dólares, foi capturado por autoridades colombianas, informou o governo neste sábado (23).

"Reconhecimento especial à Força Pública (...) pela captura em Decoclí de Dairo Antonio Úsuga, aliás 'Otoniel', chefe máximo do Clã do Golfo", anunciou o alto conselheiro presidencial, Emilio Archila, em mensagem no Twitter.

A queda do líder da maior quadrilha de traficantes da Colômbia representa o maior golpe que o governo do presidente conservador Iván Duque desfere no crime organizado.

Úsuga, de 50 anos, lidera um grupo armado que se autodenomina Autodefesas Gaitanistas da Colômbia (AGC), presente em quase 300 municípios do país, segundo o centro de estudos independente Indepaz.

O narcotraficante foi capturado em Necoclí, um dos principais redutos das AGC, também conhecidas como Clã do Golfo, perto da fronteira com o Panamá.

A organização foi dizimada por uma série de investidas das autoridades contra o círculo próximo do líder da organização, que se escondia dormindo na selva e descartando o uso de telefones celulares, segundo a polícia.

Em 2017, Otoniel tinha anunciado a intenção de chegar a um acordo para se submeter à justiça.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)