UAI
Publicidade

Estado de Minas MOSCOU

Navalny diz que é 'uma honra' receber o prêmio Sakharov


21/10/2021 14:29

O opositor russo Alexei Navalny afirmou nesta quinta-feira (21) que é uma "honra" ter recebido o prêmio Sakharov, concedido na quarta-feira (20) pelo Parlamento Europeu ao dissidente russo pela sua liberdade de consciência.

"Acredito que representa não só uma honra, mas também uma grande responsabilidade", disse Navalny, que está preso desde o início de 2021.

"Agradeço ao Parlamento Europeu por ter apreciado tanto o nosso trabalho", acrescentou o opositor no Twitter. Suas redes sociais são administradas pela sua equipe.

"Sou apenas mais um entre todos aqueles que lutam contra a corrupção, já que considero que não é somente a causa da pobreza e da degradação dos Estados, é também a principal ameaça para os direitos humanos", afirmou.

Navalny, que atualmente está cumprindo uma pena de dois anos e meio de prisão por um caso de fraude, disse que soube da entrega do prêmio graças ao seu advogado, que contou para ele durante uma visita na colônia penitenciária de Pokrov.

"Dedico meu prêmio a todos aqueles que combatem a corrupção no mundo: jornalistas, advogados, políticos, deputados e aqueles que protestam nas ruas para apoiar este combate", acrescentou.

Lançado em 1998, o prêmio Sakharov reconhece anualmente pessoas ou organizações de defesa dos direitos humanos e das liberdades fundamentais. É dotado com a quantia de 50.000 euros (58.000 dólares).

Nesta quinta-feira, o Kremlin denunciou a decisão da Eurocâmara de entregar este prêmio ao opositor russo.

"Respeitamos essa instituição [o Parlamento Europeu], mas ninguém pode nos obrigar a respeitar uma decisão como essa", declarou o porta-voz da Presidência russa, Dmitri Peskov.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade