UAI
Publicidade

Estado de Minas BERLIM

Partidos querem que novo governo alemão assuma o poder no início de dezembro


21/10/2021 11:45

Os três partidos que trabalham para formar a próxima coalizão de governo na Alemanha afirmaram nesta quinta-feira (21) que desejam que o atual ministro das Finanças, o social-democrata Olaf Scholz, assuma o posto de chanceler na semana de 6 de dezembro.

"O cronograma é ambicioso", disse Volker Wissing, secretário-geral do Partido Democrático Liberal (FDP), no início das negociações formais para estabelecer a coalizão com o Partido Social-Democrata (SPD) e o Partido Verde.

"A Alemanha precisa ter um governo estável o mais rápido possível", acrescentou.

Os três partidos têm programas muito diferentes e, desde o início de outubro, estão tentando formar uma coalizão inédita sem os conservadores de Angela Merkel, que registraram o pior resultado da história nas eleições legislativas de 26 de setembro.

Na sexta-feira passada, os três partidos estabeleceram as bases de sua futura aliança ao apresentar um acordo preliminar de governo de 12 páginas, que compila os principais pontos de convergência e as reformas que desejam concretizar nos próximos quatro anos.

Entre outros temas, os três partidos concordaram em não elevar os impostos, respeitar os limites de endividamento e antecipar o abandono do carvão como fonte de energia para 2030.

Mas ainda restam muitos temas que devem ser esclarecidos antes da definição do governo, sobretudo no que diz respeito aos grandes financiamentos exigidos pelos Verdes e o SPD, enquanto os liberais querem que os limites de orçamento sejam estritamente respeitados.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade