Jornal Estado de Minas

LOS ANGELES

Grupos LGBTQ protestam contra a Netflix por 'transfobia' em especial de comédia

Dezenas de pessoas se reuniram em frente à sede da Netflix nesta quarta-feira (20) para protestar contra a transmissão de um especial de comédia e acusaram a plataforma de streaming de lucrar com conteúdo que prejudica a comunidade LGBTQ.



Alguns funcionários da Netflix saíram para participar da manifestação, à qual se juntaram ativistas trans e seguidores que exigiam melhor representação na programação deste gigante do streaming.

"Acho que os funcionários trans e não binários não estão seguros enquanto seu empregador coloca um conteúdo que pode afetá-los", disse no protesto Devan McGrath, da Netflix Animation.

A Netflix tenta se desvencilhar das críticas surgidas após o lançamento de "The Closer", no qual o comediante americano Dave Chappelle afirma que "gênero é um fato" e acusa a comunidade LGBTQ de ser "muito sensível".

"Respeitamos a decisão de qualquer funcionário que decide protestar e admitimos que temos muito mais trabalho pela frente na Netflix e em nosso conteúdo", informou a plataforma em um comunicado, no qual a companhia afirmou que "compreende o profundo dano que causou".

A organizadora do protesto, Ashlee Marie Preston, uma ativista LGBTQ, disse que o objetivo foi demonstrar que piadas como as de Chapelle atacam diretamente esta minoria.

"Estamos aqui hoje não porque não saibamos lidar com uma piada, mas porque nos preocupa que as piadas custem vidas. Não é engraçado", disse.

Empresas, incluindo a Netflix, "capitalizam a tensão

audima