(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas NAÇÕES UNIDAS

Conselho de Segurança da ONU fará reunião de emergência sobre a Coreia do Norte


19/10/2021 20:45 - atualizado 19/10/2021 20:51

O Conselho de Segurança da ONU terá uma reunião de emergência a portas fechadas na quarta-feira sobre a Coreia do Norte, que nesta terça (19), segundo a Coreia do Sul, lançou um "novo tipo" de míssil balístico, aumentando suas capacidades militares, informaram diplomatas à AFP.

A sessão, que será realizada à tarde, foi solicitada por Reino Unido e Estados Unidos, acrescentaram as fontes.

Posteriormente, a França se somou à solicitação do Reino Unido e dos Estados Unidos de ter uma reunião de emergência, assegurou um diplomata.

Cedo nesta terça-feira, o embaixador da China na ONU, Zhang Jun, cujo país tem se mostrado frequentemente como um apoiador de Pyongyang, se negou a responder aos jornalistas que lhe perguntaram sobre o exercício norte-coreano.

O embaixador adjunto da Rússia na ONU, Dmitry Polyanskiy, tinha alertado contra precipitações.

"Precisamos encontrar mais informação" sobre este disparo porque as interpretações dos eventos na Coreia do Norte "sempre foram contraditórias", afirmou.

O disparo "pode vir de qualquer parte. Só temos informação da imprensa e eu não confio muito neles, precisamos de uma avaliação especializada", acrescentou o diplomata russo.

A Coreia do Norte anunciou nesta quarta-feira ter feito o disparo de um míssil balístico de um submarino que, se for confirmado, permitir ao país dotado de armamento nuclear ter uma segunda capacidade de ataque diferente do lançamento de mísseis de silos ou veículos terrestres.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)