(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas WASHINGTON

Navios de guerra da Rússia e dos EUA perto de um incidente no mar do Japão


15/10/2021 20:35

Dois navios de guerra russo e americano chegaram perto de um incidente no mar do Japão nesta sexta-feira (15), quando a Rússia acusou a Marinha dos Estados Unidos de se aproximar demais de suas águas territoriais, o que Washington negou.

Por volta das 17h00 (05h00 no horário de Brasília), o destróier americano USS Chafee, que operava no Mar do Japão por vários dias, "aproximou-se das águas territoriais da Federação Russa e tentou cruzar a fronteira", afirmou em um comunicado o Ministério da Defesa russo.

"A embarcação Admiral Tribouts, que estava na área, alertou o navio estrangeiro sobre esses atos inaceitáveis", acrescentou.

"O USS Chafee, convencido pela determinação da tripulação russa em evitar uma violação das fronteiras nacionais, deu meia-volta às 17h50, quando estava a menos de 60 metros" do Admiral Tribouts, continuou o Ministério da Defesa russo.

A marinha russa também alertou o navio americano de que estava em uma área "fechada à navegação devido ao fogo de artilharia como parte das manobras do mar Conjunto Russo-Chinês de 2021", acrescentou o comunicado.

A Marinha dos Estados Unidos negou as afirmações russas.

O USS Chafee "estava conduzindo operações de rotina nas águas internacionais do Mar do Japão", garantiu em um comunicado, chamando a interação entre os dois navios de "segura e profissional".

Washington admitiu que a Rússia notificou os marinheiros americanos sobre as manobras na área, mas enfatizou que elas foram programadas "para o final do dia".

O USS Chafee "respeitou as leis e costumes internacionais", completou, enfatizando que os Estados Unidos "continuarão a voar, navegar e operar onde a lei internacional permitir".

Incidentes com a marinha russa são raros no Pacífico.

A região é dominada pela China, que desaprova as patrulhas regulares dos Estados Unidos e seus aliados nas águas internacionais da região para fazer valer seus direitos à liberdade de navegação.

ADMIRAL GROUP


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)