(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas RIADE

Mais de 180 rebeldes morrem em novos ataques no Iêmen


15/10/2021 13:40

A coalizão militar liderada pela Arábia Saudita no Iêmen afirmou, nesta sexta-feira (15), ter matado mais de 180 rebeldes houthis no sul da cidade estratégica de Marib, onde os combates causaram centenas de mortes nos últimos dias.

"A operação destruiu dez veículos militares e matou mais de 180 elementos terroristas" em Al Abdiya e arredores desta cidade localizada ao sul de Marib, informou a coalizão, citada pela agência de imprensa oficial saudita SPA.

Marib, capital da província que leva o mesmo nome, é o último reduto do governo no norte do Iêmen, uma parte do país controlada especialmente pelos houthis.

Os houthis lançaram uma campanha em fevereiro para tomarem Marib e nas últimas semanas intensificaram sua ofensiva. A coalizão respondeu desde segunda-feira com ataques aéreos que, segundo ela, provocaram a morte de centenas de insurgentes.

Não foi possível verificar esses dados de forma independente e os houthis não costumam informar as mortes em suas fileiras.

As duas partes travam uma guerra devastadora desde 2014, quando os houthis, apoiados pelo Irã, tomaram a capital Sanaa (norte ). Desde 2015, a coalizão dirigida pelos sauditas ajuda as forças pró-governo que lutam contra os rebeldes.

A guerra no Iêmen mergulhou o país mais pobre da Península Arábica na pior crise humanitária do mundo, segundo a ONU.

Dezenas de milhares de pessoas, a maioria civis, morreram e milhões foram deslocadas desde o início da guerra.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)