Jornal Estado de Minas

MADRI

Quatro imigrantes são encontrados mortos na costa de Cádiz, há 21 desaparecidos

Os corpos sem vida de quatro imigrantes foram recuperados perto da costa de Cádiz, no sul da Espanha - anunciaram equipes de resgate nesta sexta-feira (15), em busca de outras 21 pessoas que estariam desaparecidas, de acordo com depoimentos de três sobreviventes.



As três pessoas encontrada com vida foram resgatadas na quinta-feira (14), pouco antes das 21h locais de uma precária embarcação que estava naufragando, disse à AFP uma porta-voz do Salvamento Marítimo.

A instituição lançou um aviso de busca aos navios da zona para tentar encontrar os demais ocupantes do barco.

O barco foi localizada 70 km a oeste do Cabo Trafalgar, relataram os socorristas, que intervieram após receberem o alerta de um navio.

Foram encontrados a bordo dois homens com vida e o corpo de uma terceira pessoa, disse a porta-voz, acrescentando que uma terceira sobrevivente pôde ser resgatada do mar, junto com três mortos.

De acordo com os sobreviventes, havia 28 pessoas na embarcação.

Iniciada na quinta noite e em curso nesta sexta-feira, a busca inclui um helicóptero sobrevoando a área.

Esse tipo de tragédia migratória é recorrente na costa espanhola, a qual os imigrantes tentam alcançar, apesar dos perigos. Eles parte, principalmente, do Marrocos e da Argélia.



No total, 27.136 imigrantes chegaram à Espanha pelo mar entre janeiro e setembro deste ano. Isso representa 53,8% a mais do que o total registrado no mesmo período de 2020, segundo dados do Ministério do Interior.

Conforme números divulgados no final de setembro pela Organização Internacional para as Migrações (OIM), 2021 foi o ano mais letal na rota migratória para a Espanha, com pelo menos 1.025 mortos.

A rota para as Ilhas Canárias é particularmente perigosa. Ao menos 785 pessoas morreram tentando chegar à sua costa entre janeiro e agosto deste ano, de acordo com a OIM.

Com base nos depoimentos de migrantes e de suas famílias, a ONG espanhola CaminandoFronteras estima que mais de 2.000 pessoas morreram, ou desapareceram, em sua tentativa de chegar às Canárias este ano.

audima