(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas QUITO

Quatro detentos são encontrados mortos em prisão do Equador onde ocorreu rebelião


14/10/2021 14:57

Quatro presos foram encontrados mortos nesta quinta-feira (14) na mesma prisão do Equador onde ocorreu uma das piores rebeliões carcerárias da América Latina, com 119 presos mortos, informou o órgão encarregado de administrar as prisões.

Trata-se do suposto "suicídio de 4" presos, disse o Serviço Nacional de Atenção Integral a Pessoas Adultas Privadas de Liberdade (SNAI) no Twitter.

Acrescentou, sem mais detalhes, que após a descoberta na madrugada fora ativados "protocolos de segurança" na penitenciária do Litoral, na cidade costeira de Guayaquil (sudoeste).

Por sua vez, a polícia afirmou que em uma operação na mesma prisão encontrou duas malas com munições.

A penitenciária do Litoral foi palco de uma das piores rebeliões carcerárias na região, quando gangues rivais se enfrentaram, deixando 119 detentos mortos, entre eles desmembrados e queimados.

No decorrer de 2021, as rebeliões carcerárias no Equador deixam 238 mortos, segundo dados oficiais. Em fevereiro em uma rebelião simultânea em quatro presídios, na qual morreram 79 detentos.

A crise carcerária levou o governo do presidente Guillermo Lasso a decretar um estado de exceção por 60 dias, o que lhe permitiu mobilizar 3.600 soldados e policiais para patrulhar os 65 presídios do país.

Os presídios equatorianos têm capacidade para 30.000 pessoas, mas são ocupados por 39.000, com uma superlotação de 30%.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)