Jornal Estado de Minas

MITROVICA

Civis sérvios e policiais kosovares feridos em confrontos no norte de Kosovo

Policiais kosovares e civis sérvios ficaram feridos nesta quarta-feira ao norte de Kosovo em confrontos após operações das forças de segurança de combate ao contrabando, informaram fontes policiais e médicas.



Um sérvio ficou gravemente ferido ao ser atingido por um tiro e está hospitalizado, declarou à AFP Zlatan Elek, diretor do hospital de Mitrovica, cidade do norte de Kosovo, dividida entre sérvios e albaneses kosovares.

As mesmas fontes afirmaram que vários civis sérvios também ficaram feridos por pedradas.

A polícia kosovar informou que seis agentes ficaram feridos.

As operações da polícia provocaram a irritação dos sérvios da cidade e os agentes usaram gás lacrimogêneo para dispersar os manifestantes.

A região fronteiriça entre Sérvia e Kosovo foi cenário nos últimos dias das tensões mais graves em uma década, após a decisão de Pristina de impedir o acesso ao território de veículos com placas sérvias, uma decisão que imita as restrições de Belgrado para carros kosovares.

Mas os países chegaram a um acordo para reduzir a crise.

Kosovo e Sérvia, que nunca reconheceu a independência da ex-província, cuja população é majoritariamente albanesa, mantêm relações conturbadas.

Kosovo, que declarou sua independência em 2008, é reconhecido por mais de 100 países, mas não pela Sérvia, que tem o apoio da Rússia e da China.

audima