Jornal Estado de Minas

RIADE

Mais de 150 rebeldes iemenitas morreram em Marib, afirma coalizão liderada pela Arábia Saudita

Mais de 150 rebeldes morreram em uma operação ao sul da cidade de Marib, estratégica na guerra do Iêmen, disse nesta segunda-feira (11) a coalizão liderada pela Arábia Saudita, que luta contra os insurgentes apoiados pelo Irã.



A operação "incluiu a destruição de oito veículos militares e as mortes superaram os 156 elementos terroristas", disse um comunicado da coalizão, segundo a agência oficial de imprensa saudita SPA.

O ataque ocorreu em Abdiya, ao sul de Marib e última posição no norte do Iêmen do governo reconhecido internacionalmente e um ponto-chave para controlar a riqueza de petróleo da região.

O Iêmen está devastado por um conflito de sete anos entre os rebeldes houthis apoiados pelo Irã e o governo, apoiado por essa coalizão militar liderada pela Arábia Saudita.

Os xiitas houthis retomaram, no mês passado, sua ofensiva para tomar o controle de Marib. Os confrontos e ataques aéreos deixaram desde então centenas de mortos entre rebeldes e tropas leais ao governo. Tudo isso acentuou a pior crise humanitária do mundo atualmente, segundo a ONU.

Dezenas de milhares de pessoas morreram, a maioria civis, e milhões foram deslocadas desde o início do conflito em 2014 no Iêmen, segundo organizações internacionais.

audima