UAI
Publicidade

Estado de Minas MADRI

Operação em andamento para evacuar afegãos para a Espanha via Paquistão


11/10/2021 12:44

Uma operação para levar à Espanha afegãos que trabalharam para as autoridades espanholas está em andamento nesta segunda-feira, segundo uma fonte do governo que pediu anonimato.

Questionada sobre os detalhes desta operação, a primeira para a Espanha desde que as últimas tropas dos EUA deixaram o Afeganistão em 31 de agosto, a fonte se recusou a fornecer detalhes, citando "razões de segurança".

Segundo vários meios de comunicação espanhóis, incluindo o jornal El País e uma rádio pública, seriam cerca de 250 cidadãos afegãos que teriam cruzado a fronteira com o Paquistão, de onde serão transportados para Madri em dois aviões militares.

O primeiro deles pode chegar ainda esta noite na capital espanhola.

Esta operação tem sido preparada há um bom tempo pelo governo espanhol. O ministro das Relações Exteriores, José Manuel Albares, viajou ao Paquistão e ao Catar em setembro para tratar do assunto.

Como outros países ocidentais, a Espanha implementou uma ponte aérea no final de agosto para remover centenas de pessoas do Afeganistão, onde o Talibã assumiu o poder.

As partidas terminaram com a saída dos últimos soldados americanos que controlavam o aeroporto de Cabul.

No total, a Espanha conseguiu recuperar 2.206 pessoas de Cabul, a grande maioria afegãos, dos quais 1.671 eram colaboradores que trabalharam para a Espanha, que deixaram o país com suas famílias.

O presidente do governo espanhol, Pedro Sánchez, disse no final de agosto que a Espanha não abandonaria os afegãos que não conseguiram partir.

O chefe da diplomacia da União Europeia, o espanhol Josep Borrell, pediu aos Estados-membros na sexta-feira que acolhessem pelo menos 10.000 a 20.000 refugiados afegãos adicionais.

"Mas, para recebê-los, é preciso tirá-los de lá, e é isso que também estamos fazendo, e não é tão fácil", disse Borrell em um fórum em Madri.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade